-
Arquitetos: Diller Scofidio + Renfro
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jason O Rear, Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada pelos mesmos arquitetos do edifício adjacente, o Museu Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos, a Park Union Bridge é uma ponte que se inspira nos atletas e seus movimentos que desafiam a gravidade, com uma estrutura curva de aço de aproximadamente 76 metros flutuando sobre um complexo ferroviário.
Duas alças entrelaçadas se estendem para ambos os lados da ferrovia, conectando o museu com o parque America the Beautiful. Esta ponte é um exercício de ginástica - tanto em termos de materialidade como de geometria. A estrutura metálica funciona com um sistema híbrido de arco e treliça, elegantemente proporcionando vistas da cidade de um lado, e da paisagem montanhosa de Pikes Peak do outro.
A ponte se integra a uma rede crescente de trilhas e ciclovias na região, incluindo a Pikes Peak Greenway e a Midland Trail ao longo do rio Monument Creek, com uma largura generosa que acomoda com segurança tanto pedestres quanto ciclistas. Em seu ponto mais largo, as curvas da estrutura emolduram o museu e a cidade a leste, e a ponte funciona como uma espécie de plataforma para observar os trens abaixo, e um mirante para as montanhas a oeste.
À noite, a ponte é iluminada para os pedestres e ciclistas criando um rastro de luz de um lado ao outro dos trilhos, transmitindo uma sensação de velocidade e movimento.